Passo a passo para gerar financeiro a partir de emissão de nota fiscal e vincular no contrato de cliente:
Para emitir NFS-e deverá ser utilizada a seguinte tela:
Para iniciar a emissão selecione a aba Cadastro:
Preencha o formulário com as seguintes informações:
Prestador: neste campo deverá ser selecionada a empresa que será utilizada para emitir a NFS-e.
Ticket de Saída: este campo deverá ser utilizado apenas por concreteira que emitem NFS-e para faturar suas vendas. Nele será apresentado o número do ticket correspondente a expedição do concreto vendido.
Número do RPS: o valor deste campo será gerado automaticamente quando a NFS-e for salva. Será gerado um número sequencial.
Série do RPS: este campo será preenchido automaticamente com o número de série configurado na tela Gestão de NF de Serviços -> Cadastro -> Emissores -> NFS-e.
Número da NFS-e: o sistema irá preencher o valor deste campo após transmitida a NFS-e para o site da prefeitura. Será preenchido com o número retornado pelo sistema da prefeitura.
Data de Emissão: neste campo deverá ser informada a data da emissão da NFS-e. O sistema irá sugerir sempre a data atual.
Hora Emissão: neste campo deverá ser informado o horário da emissão da NFS-e. O sistema irá sugerir sempre o horário que a tela foi aberta ou o horário que o botão Novo foi acionado.
Data de Competência: neste campo deverá ser informada a data da competência da NFS-e. O sistema irá sugerir sempre a data atual.
Protocolo de Recebimento: este campo será preenchido automaticamente com o protocolo de recebimento gerado pelo sistema da prefeitura (após a NFS-e ser autorizada).
Data de Recebimento: este campo será preenchido automaticamente com a data do recebimento enviada pelo sistema da prefeitura (após a NFS-e ser autorizada).
Filial de Movimento: neste campo deverá ser informada a filial utilizada para controlar a obra/unidade a qual se refere o faturamento.
Tipo de Emissão: neste campo deverá ser selecionado o tipo da emissão correspondente a NFS-e que será emitida.
Tomador: neste campo deverá ser informado o tomador/cliente do serviço.
Endereço do Tomador: neste campo deverá ser informado o endereço do tomador. No cadastro do tomador será possível cadastrar endereços adicionais (tela: Cadastros Globais -> Genéricos -> Fornecedores, Clientes e Subempreiteiros).
Natureza da Operação: neste campo deverá ser selecionada a natureza de operação que será utilizada na emissão da NFS-e.
Município de Incidência: neste campo deverá ser informado o município de incidência do serviço prestado.
ISS Retido: neste campo deverá ser indicado se o ISS será retido ou não.
Simples Nacional: neste campo deverá ser indicado se o cliente possui o regime tributário simples nacional.
Serviço: neste campo poderá ser informado o serviço prestado. Os serviços são configurados na tela Gestão de NF de Serviços -> Cadastros -> Serviços (Municipais).
Cod. Item Lista Serviço: neste campo deverá ser informado o código identificador do serviço prestado. Esta informação será preenchida automaticamente quando um serviço for selecionado no campo Serviço, caso estiver configurado no cadastro dele. Caso contrário o sistema irá apresentar o código padrão cadastrado na tela Gestão de NF de Serviços -> Cadastros -> Emissores NFS-e.
Cod. Trib. Município: neste campo deverá ser informado o código identificador da tributação no município. Esta informação será preenchida automaticamente quando um serviço for selecionado no campo Serviço, caso estiver configurado no cadastro dele. Caso contrário o sistema irá apresentar o código padrão cadastrado na tela Gestão de NF de Serviços -> Cadastros -> Emissores NFS-e.
Descrição Tributação: neste campo poderá ser informada a descrição da tributação. Esta informação será preenchida automaticamente quando for selecionado um serviço no campo Serviço, será preenchido com a descrição do serviço.
Descrição: neste campo deverá ser adicionada a descrição do serviço prestado.
Informações Adicionais: neste campo poderão ser incluída as informações adicionais da NFS-e.
Valor dos Serviços: neste campo deverá ser informado o valor total dos serviços (valor bruto da NFS-e).
Valor das Deduções: neste campo deverá ser informado o valor das deduções, caso houver.
Base de Cálculo ISS: neste campo deverá ser informado o valor da base de cálculo do ISS.
Alíquota ISS: neste campo deverá ser informado o percentual da alíquota do ISS.
Valor do ISS: caso for selecionada a opção NÃO no campo ISS Retido o sistema irá calcular o valor do ISS e apresentar o resultado neste campo. Para o cálculo será utilizado o % da alíquota e o valor Base de Cálculo ISS. Caso for selecionada a opção SIM no campo ISS Retido este campo será preenchido automaticamente com zero.
Valor do ISS retido: caso for selecionada a opção SIM no campo ISS Retido o sistema irá calcular o valor do ISS e apresentar o resultado neste campo. Para o cálculo será utilizado o % da alíquota e o valor Base de Cálculo ISS. Caso for selecionada a opção NÃO no campo ISS Retido este campo será preenchido automaticamente com zero.
Base de Cálculo INSS: este campo será preenchido automaticamente com o valor da base de cálculo do INSS de conforme configuração do serviço selecionado no campo Serviço, sendo que no cadastro do serviço será possível definir o percentual da redução da base de cálculo.
Valor do INSS: neste campo deverá ser informado o valor do INSS. O sistema irá calcular automaticamente este valor de acordo com o percentual definido na configuração da tabela de tributação vinculada ao prestador selecionado.
Alíquota PIS: neste campo será apresentado o percentual da alíquota do PIS configurado para a tabela de tributação que estiver sendo utilizada.
Valor do PIS: neste campo deverá ser informado o valor do PIS. O sistema irá calcular automaticamente este valor de acordo com o percentual definido na configuração da tabela de tributação vinculada ao prestador selecionado, no entanto o valor poderá ser modificado manualmente.
Alíquota COFINS: neste campo será apresentado o percentual da alíquota do COFINS configurado para a tabela de tributação que estiver sendo utilizada.
Valor do COFINS: neste campo deverá ser informado o valor do COFINS. O sistema irá calcular automaticamente este valor de acordo com o percentual definido na configuração da tabela de tributação vinculada ao prestador selecionado, no entanto o valor poderá ser modificado manualmente.
Alíquota IR: neste campo será apresentado o percentual da alíquota do IR configurado para a tabela de tributação que estiver sendo utilizada.
Valor do IR: neste campo será apresentado o valor do IR com base na alíquota informada no campo Alíquota do IR, caso for necessário este valor poderá ser alterado.
Alíquota CSLL: neste campo será apresentado o percentual da alíquota do CSLL configurado para a tabela de tributação que estiver sendo utilizada.
Valor do CSLL: neste campo deverá ser informado o valor do CSLL. O sistema irá calcular automaticamente este valor de acordo com o percentual definido na configuração da tabela de tributação vinculada ao prestador selecionado, no entanto o valor poderá ser modificado manualmente.
Desconto Incondicionado: neste campo poderá ser informado o valor do desconto incondicionado, caso houver.
Desconto Condicionado: neste campo poderá ser informado o valor do desconto condicionado, caso houver.
Outras Retenções: neste campo poderá ser informado o valor das outras retenções, caso houver.
Valor Líquido: o sistema irá calcular e apresentar neste campo o valor líquido da NFS-e.
Observações (Internas): neste campo poderá ser informada as observações internas referente a emissão da NFS-e. Esta informação não será transmitida para o site da prefeitura e não será impressa na NFS-e. Este campo deverá ser utilizado para informar o número da medição que se refere a NFS-e (no caso de obras).
Usuário Inclusão: o sistema irá preencher automaticamente este campo com o nome do usuário que efetuou a emissão da NFS-e (usuário logado no sistema).
Data Inclusão: o sistema irá preencher automaticamente este campo com a data que a NFS-e foi cadastrada no sistema.
Após preencher o formulário da aba Informações NFSe poderá ser selecionada a aba Construção Civil para adicionar o Código da Obra (número da matricula CNO), o Código do ART e vincular a NFS-e a um Contrato de Cliente (no caso de NFS-e emitida para medição de obra). Feito isto será necessário selecionar a aba Financeiro/Contábil caso for necessário integrar a emissão da NFS-e com o módulo Gestão de Finanças (gerar conta a receber):
Conta Débito*: neste campo deverá ser informada a conta contábil de débito do registro de conta a receber. Este campo será apresentado apenas em sistemas que estiverem configurados para utilização do módulo Contabilidade.
Conta Crédito*: neste campo deverá ser informada a conta contábil de crédito do registro de conta a receber. Este campo será apresentado apenas em sistemas que estiverem configurados para utilização do módulo Contabilidade.
Gerar Financeiro*: para o sistema gerar conta a receber ao emitir a NFS-e será necessário selecionar a opção SIM neste campo. Caso contrário a emissão da NFS-e não terá integração com o módulo Gestão de Finanças.
Data Movimento: neste campo deverá ser informada a data de emissão do registro financeiro (deverá ser sempre igual a data de emissão da NFS-e).
Filial Cobrança*: neste campo deverá ser informada a filial que será responsável por controlar a cobrança do registro de conta a receber.
Conta Fluxo de Caixa*: neste campo deverá ser informada a conta de fluxo de caixa que será utilizada para classificar a receita.
Prazo de Pagamento*: neste campo deverá ser informado o prazo de pagamento que será utilizado para calcular a data de vencimento do registro de conta a receber.
Após preencher os campos das abas Informações Contábeis e Informações Financeiras será necessário preencher o formulário apresentado na aba Informações Sped com os dados que serão utilizados para gerar o registro fiscal da NFS-e. Caso houver dúvidas sobre as informações que deverão ser preenchidas será necessário entrar em contato com o setor contábil/fiscal da sua empresa e solicitar esclarecimentos.
Após preencher todas as informações necessárias para emissão da NFS-e clique no botão Salvar para cadastrar a NFS-e:
Caso todos os campos estiverem corretamente preenchidos o sistema irá apresentar a seguinte mensagem:
Caso desejar visualizar a NFS-e antes de transmiti-la para o site da prefeitura clique no botão NÃO (caso contrário clique em SIM que o sistema irá transmitir a NFS-e para o sistema da prefeitura). E em seguida clique no botão Imprimir Espelho RPS:
Para transmitir a NFS-e clique no botão Transmitir NFS-e:
Para visualizar/imprimir a NFS-e transmitida, clique no botão Imprimir NFS-e (este botão será apresentado apenas após confirmação da autorização da NFS-e no site da prefeitura):
Após emitir a NFS-e caso desejar ela poderá ser enviada através de e-mail para o cliente (ou outra pessoa de interesse). Para enviar a NFS-e através do sistema deverá ser utilizado o botão Enviar E-mail após transmitida a NFS-e:
Sempre que for emitida NFS-e (integrada com financeiro) o sistema irá gerar um registro de conta a receber. Para visualizar o registro de conta a receber deverá ser utilizada a seguinte tela:
Na aba Consulta informe o número da NFS-e no campo Número do Documento e em seguida clique em Pesquisar:
Após localizar a conta a receber clique em editar para visualizar os seus detalhes:
Depois de emitida a NFS-e e gerado o registro de conta a receber o sistema irá permitir acompanhar a pendência do recebimento através dos relatórios Pendências (Analíticas) – Fornecedor/Cliente e Pendências (Analíticas) – Vencimento.
O relatório Pendências (Analíticas) – Vencimento irá apresentar a relação de todas as contas a receber que estão aguardando recebimento organizadas por data de vencimento.
Para gerar o relatório deverá ser utilizada a seguinte tela:
Ao entrar na tela o sistema irá apresentar vários campos de filtro que poderão ser utilizados para restringir os dados que serão apresentados no relatório. Por exemplo, para filtrar apenas contas a receber que possuem vencimento em um determinado período deverá ser utilizado o filtro Período de Vencimento, para pesquisar contas a receber de um determinado cliente deverá ser utilizado o filtro Fornecedor/Cliente.
Para o relatório considerar apenas contas a receber será necessário selecionar a opção RECEBER no campo Tipo de Conta.
Para gerar o relatório será necessário clicar no botão Imprimir:
O sistema irá gerar o relatório em formato PDF listando todas as contas a receber que estão pendentes de recebimento (em aberto). O relatório irá apresentar a data de vencimento e abaixo da mesma todos os documentos que estão pendente de recebimento nesta data:
Serão apresentadas as seguintes colunas no relatório:
Item: nesta coluna será apresentado o número do item no relatório. A numeração será sequencial sempre iniciando e 1 (um).
Cliente: nesta coluna será apresentada a razão social do cliente.
Doc: nesta coluna será apresentado o número do documento de cobrança, por exemplo, o número da RPS da nota fiscal.
TP: nesta coluna será apresentada a abreviação do documento de cobrança, por exemplo, NF para abreviação de nota fiscal.
Filial de Origem: nesta coluna será apresentada a filial de movimento informada quando a nota fiscal foi emitida.
Conta do Fluxo de Caixa: nesta coluna será apresentada a conta de fluxo de caixa (conta do plano de contas financeiro). Será exiba a conta utilizada para classificar a receita.
Histórico: nesta coluna será apresentado o histórico contábil.
Emissão: nesta coluna será apresentada a data de emissão da nota fiscal.
Parcela: nesta coluna será apresentado o número da parcela de cobrança e a quantidade total de parcelas.
Baixa: caso o documento possuir baixas (recebimentos) parciais nesta coluna será apresentada a quantidade de baixas realizadas (parcialmente).
VLR Pendente: nesta coluna será apresentado o valor total que está pendente de recebimento.
Ao final do relatório será apresentado o valor total (somatório de todas as conta a receber):
O relatório Pendências (Analíticas) – Fornecedor/Cliente irá apresentar a relação de todas as contas a receber que estão aguardando recebimento organizadas por cliente. Ele será útil quando houver a necessidade de obter uma listagem de contas a receber pendentes de recebimento de um determinado cliente. Para gerar o relatório deverá ser utilizada a seguinte tela:
Ao entrar na tela o sistema irá apresentar vários campos de filtro que poderão ser utilizados para restringir os dados que serão apresentados no relatório. Por exemplo, para filtrar apenas contas a receber que possuem vencimento em um determinado período deverá ser utilizado o filtro Período de Vencimento, para pesquisar contas a receber de um determinado cliente deverá ser utilizado o filtro Fornecedor/Cliente.
Para o relatório considerar apenas contas a receber será necessário selecionar a opção RECEBER no campo Tipo de Conta.
Para gerar o relatório será necessário clicar no botão Imprimir:
O sistema irá gerar o relatório em formato PDF listando todas as contas a receber que estão pendentes de recebimento (em aberto).
Serão apresentadas as seguintes colunas no relatório:
Doc: nesta coluna será apresentado o número do documento de cobrança, por exemplo, o número da nota fiscal.
TP: nesta coluna será apresentada a abreviação do documento de cobrança, por exemplo, NF para abreviação de nota fiscal.
Filial de Origem: nesta coluna será apresentada a filial de movimento informada quando a NF foi emitida.
Conta de Fluxo de Caixa: nesta coluna será apresentada a conta de fluxo de caixa (conta do plano de contas financeiro). Será exiba a conta utilizada para classificar a receita.
Histórico: nesta coluna será apresentado o histórico contábil.
Emissão: nesta coluna será apresentada a data de emissão do documento de cobrança.
VCTO: nesta coluna será apresentada a data de vencimento do documento de cobrança.
Baixas: caso o documento possuir baixas (recebimentos) parciais nesta coluna será apresentada a quantidade de baixas realizadas (parcialmente).
PLA para informar Parcela: nesta coluna será apresentado o número da parcela de cobrança e a quantidade total de parcelas.
Valor Pend. R$: nesta coluna será apresentado o valor total que está pendente de recebimento.
Quando a NFS-e for emitida e vinculada a um contrato de cliente (contrato de obra) o sistema irá apresentar os dados da mesma na tela Contratos de Clientes permitindo assim o acompanhamento em tempo real das informações do contrato do cliente pela equipe responsável por gerenciar estes contratos. O sistema irá apresentar os dados da NFS-e emitida no contrato do cliente que corresponder a filial de movimento e tomador informados na emissão da NFS-e. Para visualizar as informações das notas fiscais no contrato do cliente será necessário utilizar a seguinte tela:
Na aba Consulta informe o cliente e a filial vinculada ao contrato e em seguida clique em Pesquisar:
Após localizar o contrato clique em editar para visualizar os detalhes do contrato:
Feito isto, selecione a aba Faturamento -> Notas Fiscais Emitidas para visualizar as notas emitidas:
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Nos termos da Lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, que regula os direitos autorais, é proibida a reprodução total ou parcial, bem como a produção de apostilas a partir desta obra, por qualquer forma, meio eletrônico ou mecânico, inclusive através de processos reprográficos, fotocópias ou gravações - sem permissão por escrito, dos Autores. A reprodução não autorizada, além das sanções civis (apreensão e indenização), está sujeita as penalidades que trata artigo 184 do Código Penal.