Venda de Bens - Controle Patrimonial

Venda de Bens - Controle Patrimonial

Estabelece rotina de controle patrimonial para venda de bens imobilizados. 


1. Venda de Bens 

 

É responsabilidade do setor de compras/diretor negociar as vendas de BENS (ativo imobilizado) da empresa. Sendo assim, quando a venda do BEM for consolidada é responsabilidade do setor de compras/diretor solicitar a emissão da NF-e para venda do BEM por e-mail.  

Caso ocorrer transação financeira será necessário que o comprador/diretor informe o prazo de pagamento e a forma de pagamento.  

Este passo é executado sem necessidade de iteração com o sistema. 

 

1.1 Emissão de NF-e 

 

Ao receber o e-mail solicitando a emissão da NF-e o assistente contábil deverá imediatamente emitir a NF-e de venda. Caso for necessário gerar contas a receber é responsabilidade do assistente contábil ao emitir a NF-e, utilizar uma Natureza de Operação configurada para gerar o registro de conta a receber para o módulo Gestão de Finanças.  

 

Quando concluir a emissão da NF-e o assistente contábil deverá enviar a NF-e (Danfe) para o comprador/diretor solicitante por e-mail (respondendo o e-mail de solicitação de emissão). A NF-e (Danfe) também deverá ser enviada para o contador responsável pelo controle patrimonial da empresa (necessário comunicar a venda do BEM). Tratando-se de venda de um equipamento (leve/pesado) será necessário comunicar a venda a equipe da CEQ. 

 

Ao receber a NF-e o comprador/diretor poderá disponibilizar o BEM juntamente com a Danfe para o cliente. Nos casos em que forem vendidos veículos/caminhões deverá ser preenchido o documento DUT (Documento Único de Transferência) e efetuar o aviso de venda em um cartório juntamente com o reconhecimento da assinatura do DUT. 


Para emissão de NF-e deverá ser utilizada a seguinte tela:




1.2 Baixar o Bem 

 

Quando o contador responsável pelo controle patrimonial da empresa receber o e-mail informando que um BEM foi vendido ele deverá efetuar a baixa do bem no sistema informando a data da venda (data de emissão da NF-e) e o motivo.  
 

Para realizar a baixa do bem o assistente contábil deverá acessar a seguinte tela: 

 

Controle Patrimonial > Movimentações > Baixas de Bens



Ao entrar na tela será apresentada a aba Consulta, sendo assim informe os filtros de pesquisa e clique no botão Pesquisar. Ao localizar o Bem que será baixado clique no botão Editar


 

Feito isto o sistema irá apresentar a aba Cadastro com os detalhes do cadastro do Bem. Informe os seguintes campos: 

 

· Data da baixa: neste campo deverá ser informada a data da baixa do Bem. 

· Motivo da baixa: neste campo deverá ser informado o motivo da baixa do Bem. 


Exemplo:




Para concluir o cadastro da baixa do Bem clique no botão Salvar Baixa do Bem:



1.3 Gerar relatório de baixa 

 

Sempre que for necessário gerar um relatório com a listagem dos BENS baixados no sistema em um determinado mês/ano deverá ser utilizado o relatório Baixas de BENS.  


Controle Patrimonial > Consultas/Relatórios > Baixas



Para gerar o relatório informe o mês e o ano que o Bem foi baixado e clique no botão Imprimir



1.4 Arquivar documento fiscal referente a baixa do Bem 

 

Após realizar a baixa do BEM no sistema a NF-e deverá ser arquivada em ordem cronológica nas pastas de baixas de bens do ativo imobilizados.

Este passo é executado sem necessidade de iteração com o sistema. 





TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

Nos termos da Lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, que regula os direitos autorais, é proibida a reprodução total ou parcial, bem como a produção de apostilas a partir desta obra, por qualquer forma, meio eletrônico ou mecânico, inclusive através de processos reprográficos, fotocópias ou gravações - sem permissão por escrito, dos Autores. A reprodução não autorizada, além das sanções civis (apreensão e indenização), está sujeita as penalidades que trata artigo 184 do Código Penal.


    • Related Articles

    • Aquisição de Bens - Controle Patrimonial

      O cadastro do BEM no sistema será responsabilidade do setor contábil. Sabendo-se disto, quando o contador receber a nota de um BEM do ativo imobilizado será necessário cadastrar o mesmo no sistema no módulo Controle Patrimonial utilizando a tela ...
    • Controle de recebimento com Cartão de Crédito

      Como deve ser o processo: 1) Configurar Prazos de Pagamento: Na tela Prazo de Pagamento, aba Informações Gerais foi criado o campo Categoria* que é destinado a configuração do controle de Cartão de Crédito. Esse campo contempla duas opções: Padrão e ...
    • Configurar layout para gerar relatório na tela de Pedido de Venda de Materiais

      O CRTI permite, para algumas telas, que seja importado um layout desejado para exportação em Word. Atualmente é possível customizar os relatórios das telas: Pedido de Vendas de Materiais Produção de Artefatos Orçamento de Vendas Segue o passo a passo ...
    • Controle do Orçamento

      Implementado no sistema o processo de travamento no módulo compras. Ou seja, quando houver valor total, quantidade, valor unitário e orçamento previsto superior ao configurado em Orçamento de Insumos o sistema realizará uma validação para não ...
    • Configurar controle e avisos de vencimento Certificado Digital

      Segue passo a passo para configurar controle e avisos de vencimento Certificado Digital: 1) Configurar envio de relatório automático para os usuários responsáveis pela empresa. Utilizar modelo de envio, cadastros e texto na empresa LZK, caso haja ...